Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Cada um com seu perfil


De acordo com a editora de conteúdo para a Web, Géssica Hellmann, mídia social descreve “as ferramentas on-line que as pessoas usam para compartilhar conteúdo, opiniões, visões, experiências, perspectivas e mídia em si, facilitando assim conversas on-line e interação entre grupos de pessoas.”

Hoje, essas ferramentas englobam os blogs, fóruns, podcasts, micro blogs, lifestreams, bookmarks, redes, comunidades, wikis, e vlogs. Cada pessoa pode criar a sua página e colocar nela assuntos de interesse próprio.

Além do uso informal pelos internautas, o manuseio das mídias sociais ganha também espaço nas grandes empresas. Segundo o artigo: “ O Uso de Mídias Sociais nas Empresas: Adequação para Cultura, Identidade e Públicos”,(escrito pela Graduanda do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas, Larissa Mahall Marinho de Sousa, e pela Prof. ª Dr. ª do Departamento de Comunicação Social da Ufam, Luiza Elayne Azevedo) a utilização dessa ferramenta é importante pois “o conteúdo compartilhado traz troca de opiniões, ideias, perspectivas, que interferem direta e/ou indiretamente na imagem institucional.” A grande discussão desse estudo é analisar a melhor forma para adequar blogs, Twitter, Orkut para a corporação, trazendo uma maior aproximação com o público em geral.

Nota-se que a internet está cada vez mais presente nas relações humanas sejam elas pessoais ou profissionais. De modo particular, procuro estar sempre por dentro dessas novas ferramentas que norteiam a comunicação moderna. Para o jornalista, manusear esse material se torna cada vez mais imprescindível, numa época onde a velocidade da difusão acelera rapidamente.

Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/norte2010/resumos/R22-0015-1.pdf
http://www.webartigos.com/articles/5560/1/O-Que-e-Midia-Social/pagina1.html#ixzz1HFP8lRt0

2 comentários:

Raquel Sacheto disse...

Oi Remycley,
Boa pesquisa. Senti falta, no entanto, de um maior detalhamento da sua experiência pessoal com as redes sociais. Em quais está inserido? Como as escolheu? Que proveito tira delas?
Além disso, faltou incluir o link como orientado na última aula de quinta-feira. Abs,

Larissa Mahall disse...

Obrigada pela divulgação. Sucesso!